Uma reflexão sobre a advocacia #DepartamentoasQuintas.
Muitos escritórios de advocacia querem trabalhar para empresas.
Estes, quando ainda não trabalham e querem desenvolver suas práticas de marketing jurídico pensam em uma questão: Preço.
Sua análise normalmente dita que uma empresa vai contratar o menor
preço, independente do resultado do serviço ou do tipo de serviço ou
ainda do tipo de escritório.
Ledo engano.
Pesquisas nacionais em 2009 já apontavam que o preço não é um fator
preponderante unicamente na decisão de contratação de um escritório de
advocacia.
Aliás, muito se quer dos escritórios – quando falamos em
departamentos jurídicos – é da disponibilidade do escritório em atender
as demandas, do pensar do escritório em seus processos e não apenas um
departamento que envia processos e aceita qualquer relatório, qualquer
contingência ou prognóstico como verdade em sua realidade.
Recentemente uma notícia chocou muitos advogados: No Canadá a rede
Wallmart aluga dentro dos supermercados, sala para instalação de
escritório de advocacia de baixo custo.
Vejam um exemplo na imagem abaixo:
Pois bem. E o que isto tem impacto no Brasil?
A primeira reflexão e quiçá a mais óbvia, é que segundo o nosso
regulamento ético o comportamento Canadense pode ser considerado
mercantil e, portanto, proibido.
Outra reflexão importante é que esta realidade de muito volume de
processos em uma advocacia baseada em lei como a nossa (e não em
jurisprudência ou outras realidades estrangeiras), pode acarretar um
custo alto para investimento e aplicação, onde o retorno financeiro
teria que ser muitas vezes maior que apenas atendimento dentro de um
supermercado (exemplo de escritórios de massa que atuam em larga escala
para empresas).
E ainda destaco que preço não é sinônimo de baixa ou de alta
qualidade. Escolher um escritório apenas pelo preço é um erro tão básico
que muitas empresas já se deram conta que não vale a pena.
Vamos pensar um pouco:
Quero atendimento personalizado ou preço?
Quero disponibilidade de entrega de relatórios, informações, etc ou preço?
Quero controle apurado e pente fino em processos ou preço?
Quero advogados extremamente qualificados ou preço?
Quero soluções estratégicas em diretrizes da empresa ou preço?
E daí, tenho certeza que algum pão duro vai dizer: Quero tudo isto pelo preço de um escritório iniciante.
Isto é bobagem.
Anos de experiência, cursos, estudo, organização, gestão, investimentos pesados de tecnologia tem um preço a ser pago.
Aliás, a empresa somente existe pelos mesmos motivos.
A advocacia quando alicerçada por profissionais de quilate tem um
valor agregado de soluções, estratégias e de negócios que supera o
quesito preço.
Assim sendo, pensar unicamente em preço quando se contrata um
escritório é um tremendo tiro no próprio pé, pois o departamento vai ter
que suprir as falhas deste escritório de apenas preço, tendo que
trabalhar mais, sem dar condições para que este trabalho seja evolutivo e
que ambas as partes sintam-se remuneradas adequadamente, seja pelo
valor pago, seja pela entrega do serviço.
Conheça esta realidade Canadense neste artigo: http://www.conjur.com.br/2014-mai-12/lojas-walmart-canada-oferecem-servicos-juridicos-baixo-custo
E aproveite esta reflexão para pensar:
Como departamento jurídico: Preço, como trato-o em minhas relações negociais?
Como escritório de advocacia: Preço, este é meu único diferencial?
#ReflexãoAdvocacia
#Ficaadica
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Artigo escrito por Gustavo Rocha
GustavoRocha.com – Gestão e Tecnologia Estratégicas
Contato Integrado: gustavo@gustavorocha.com
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