Redes sociais: saiba como usá-las a favor do seu escritório
As tecnologias se modernizam a todo
 instante: isso tem impacto direto nas relações pessoais, mas também, 
evidentemente, nos artifícios e conexões profissionais. As ferramentas 
usadas para a comunicação interpessoal alcançaram um novo parâmetro com o
 acesso cada vez mais popular da Internet, o que fez com que corporações
 e profissionais dos mais diversos ramos passassem a aproveitar toda a 
potencialidade da rede mundial de computadores para divulgar seus 
serviços e produtos, além de estreitar laços comerciais e favorecer o 
networking.
No nosso último artigo,
 conferimos sobre a grande importância da presença digital para os 
escritórios de advocacia. No post de hoje, vamos tratar de uma das 
ferramentas fundamentais para promover a interação com o público e 
consolidar a marca de um negócio na web: as mídias sociais. Acompanhe e 
descubra como usar estas redes como verdadeiras aliadas do seu 
escritório!
Aproveitando os benefícios da Internet
Com o campo jurídico,
 não foi diferente – a Internet chegou para oferecer vários benefícios, 
desde a otimização da pesquisa de jurisprudência e busca de artigos 
científicos de teor jurídico em revistas virtuais especializadas, a 
utilização de e-mails para conversar rapidamente com clientes e 
tribunais até algumas vantagens ainda em fase de instalação e teste, 
como o processo eletrônico. Muita gente da área, no entanto, ainda não 
consegue nem visualizar todo o potencial a ser usufruído.
É neste contexto que as redes sociais, 
como Facebook, Orkut, Twitter e LinkedIn, por exemplo, se inserem como 
mais um recurso importante que, se aproveitado da forma correta, atua 
como um eficiente canal de informação, comunicação e marketing direto 
(ou indireto) com as pessoas. Você sabe usar as redes sociais a favor de
 seu escritório?
Descobrindo o que as redes sociais têm a oferecer
A primeira coisa a ser feita é tentar 
descobrir onde está o seu público-alvo, ou seja, em quais das redes 
sociais os parceiros e os clientes em potencial do
 seu escritório estão mais atuantes. Também é muito conveniente que você
 goste do ambiente virtual onde vai interagir com as pessoas e esteja 
familiarizado com as funcionalidades e ações dentro da rede social. É 
importante não demorar, desta forma, para aprender as utilidades que uma
 rede social específica proporciona.
O Facebook, por exemplo, é interessante 
porque oferece muito potencial de interação entre os usuários, além de 
permitir o uso de textos, imagens e vídeos. No Orkut, rede social que 
perdeu em inscritos, mas permanece em operações, as comunidades são mais
 dinâmicas para discussões e trocas de informações. O LinkedIn é muito 
voltado para o networking amplo e a divulgação de currículos, e o 
Google+ oferece estratégias interessantes, como os Hangouts, que se 
tratam de videoconferências que podem ser feitas ao vivo com diversas 
pessoas, gravadas e depois enviadas por e-mail ou pelo Youtube.
Potencializando o uso das redes sociais
Após definir as redes sociais de que se 
vai participar (lembrando que é importante optar por aquelas nas quais 
parceiros e público-alvo mais marcam presença), chegou a hora de 
estabelecer o tipo de conteúdo a ser publicado em nome de seu 
escritório. Uma estratégia de conteúdo é importantíssima para promover o
 engajamento dos usuários e definir o negócio como autoridade em 
determinado assunto. Neste sentido, vale não reproduzir simplesmente os 
materiais encontrados em outros locais na Internet, mas procurar criar 
algo original e relevante para as pessoas com quem se vai interagir.
Com este intuito de oferecer informações
 que sejam realmente valiosas para seu público, pesquise quais são suas 
dúvidas e problemas mais pertinentes e ofereça soluções que sejam 
criativas, informativas e esclarecedoras. No entanto, não exagere nas 
opiniões pessoais e procure fugir de posicionamentos que possam gerar 
controvérsias e polêmicas. Relacione-se atentamente com os usuários e 
responda as questões e dúvidas que forem publicadas em sua página da 
forma mais completa e rápida possível. De fato, de nada adianta marcar 
presença em inúmeras mídias sociais se não houver dedicação, feedback
 e cuidado com a interação, deixando o espaço virtual “às moscas”: é 
importante manter uma periodicidade de postagem de conteúdo, além de 
responder sempre às diversas interações do público, ainda que sejam 
negativas.
Atualmente, as redes sociais são um 
importante suporte para fazer com que seu escritório e suas atividades 
se tornem muito mais conhecidos e respeitados. Do mesmo modo que seus 
futuros clientes estão espalhados por aí no mundo real, também estão 
camuflados no mundo virtual. Através das redes sociais, eles podem ser 
facilmente contatados – você já parou para pensar sobre isso?
Diante do advento inegável da web e sua 
presença cada vez mais determinante no meio corporativo, empresas de 
todos os segmentos têm se reinventado para tornarem-se autoridades nas 
redes sociais, construindo uma boa reputação e prospectando novos 
clientes. E você, o que está esperando para inserir seu escritório de advocacia nesta realidade?
 
 
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