Cela como exceção
Advogados pedem mudanças para reduzir número de presos no Brasil.
O
Brasil possui atualmente a quarta maior população carcerária do mundo,
com mais de 600 mil presos. Diante desse cenário e da constatação do
aumento da violação de direitos humanos, participantes do "Congresso
Nacional 30 Anos da Lei de Execução Penal – Reflexões" pediram que a
execução penal no país seja repensada.
“Mais do que uma alteração
legislativa, necessitamos de mudanças nas políticas criminais e
penitenciárias, na atuação do Executivo, Legislativo, Judiciário,
Ministério Público e Defensoria Pública, que contribuem, por ação ou
omissão, para a manutenção no cárcere pessoas que jamais deveriam lá
estar”, diz a Carta de Vitória, aprovada ao final do evento feito pelo
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, com poio da seccional
do Espírito Santo.
De acordo com o documento a prisão deve ser
ser exceção, não regra. “Deve-se diminuir, com urgência, o índice de
presos provisórios que, no país, representa mais de 40% da população
carcerária, segundo estatística do Conselho Nacional de Justiça”, diz a
carta. O congresso contou com a participação de cerca de 300 advogados e
estudantes de Direito.
Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-ES.
Leia a Carta de Vitória:
A
Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) completa 30 anos diante de um
cenário desalentador: o Brasil possui a 4ª maior população carcerária do
mundo com mais de 600 mil presos. Na medida em que cresce a população
carcerária, aumentam as violações de Direitos Humanos, que afrontam o
Estado Democrático de Direito. Urge, portanto, que as autoridades
competentes façam cessar tais ilegalidades.
1. Quanto ao indivíduo preso
Diminuição
urgente da superpopulação carcerária, com ênfase na redução do
encarceramento e na aplicação de medidas alternativas à prisão,
evitando-se, o quanto possível, a construção de novas unidades
prisionais. Num regime democrático, a prisão deve ser exceção, não
regra. Entretanto, o que se percebe, na prática, é o fomento de uma
cultura punitivista nos três Poderes da República, no Ministério
Público, na sociedade e na imprensa em geral.
Deve-se diminuir,
com urgência, o índice de presos provisórios que, no país, representa
mais de 40% da população carcerária, segundo estatística do Conselho
Nacional de Justiça.
Deve-se garantir aos presos todos os direitos
elencados pela Lei de Execução Penal, dentre os quais o acesso à
assistência jurídica, social, familiar e de saúde, bem como
oportunidades de trabalho e estudo na prisão e fora dela, o que
representa verdadeiro antídoto à reincidência.
Deve-se implementar, de fato, o regime semiaberto no país, com ênfase no trabalho do preso e seu gradativo retorno à sociedade.
2. Quanto aos familiares e amigos do indivíduo preso
O
sistema prisional, como preconiza a Constituição, não pode ser uma
aflição para os que visitam o indivíduo preso. Seus visitantes são, com
frequência, humilhados por aquilo que se tem chamado de “revistas
vexatórias”. Tais revistas violam a intimidade da pessoa, a ponto de,
inclusive, afastá-las das unidades prisionais e, portanto, do
encarcerado. Além do resultado direto da violação da intimidade (o que é
uma afronta à dignidade humana), as revistas vexatórias têm ferido de
morte o direito do encarcerado de fruir o que prescreve o art. 41,
inciso X, da Lei de Execução Penal (visita do cônjuge, da companheira,
de parentes e amigos em dias determinados).
Urge a extinção de
toda e qualquer revista vexatória atentatória à dignidade da pessoa que
pretenda entrar na Unidade Prisional com o intuito de visitar a pessoa
presa.
3. Quanto às prerrogativas do advogado
O art. 7º,
inciso III, do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) prescreve como
prerrogativa do advogado comunicar-se com seus clientes, pessoal e
reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos,
detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que
considerados incomunicáveis. Também o art. 41, inciso XI, da Lei de
Execução Penal prescreve como direito do preso entrevista pessoal e
reservada com o advogado.
Todavia, a despeito das prescrições
legais, é comum, apesar de ilegal, que o sistema prisional tente
restringir o contato do advogado com o seu cliente. E isto tem sido
feito principalmente pelo meio que é conhecido como “parlatório”, que
impede o contato direto com o indivíduo preso, violando, inclusive, a
privacidade da conversa.
É imperioso que seja garantida a prerrogativa de contato privativo do advogado com seu cliente, em condições dignas e humanas.
Tal
privacidade da comunicação deve ser assegurada tanto para o contato
pessoal, quanto por qualquer outra via: telefônica, postal ou
eletrônica. Nesse sentido, repudiamos a recente decisão do Superior
Tribunal de Justiça que julgou válida a violação da prerrogativa do
advogado a pretexto de realizar escuta telefônica do seu cliente.
Comprometidos
com a defesa dos direitos individuais, afirmamos ser inaceitáveis a
escuta realizada nas conversas entre advogado e cliente e ilícita
qualquer prova daí decorrente, ao tempo em que confiamos que o Conselho
Federal da Ordem dos Advogados do Brasil atuará com rigor contra tal
grave violação dos direitos fundamentais.
Repudiamos, também, a
quebra de sigilo telefônico de advogados de manifestantes no Estado do
Rio de Janeiro, sob o pretexto de melhor investigar supostos autores de
crimes.
4. Compromissos
Diante do contexto acima exposto, são compromissos assumidos neste Congresso Nacional 30 Anos da Lei de Execução Penal:
a.
Recomendar ao Relator do PLS 513/2013 que aprecie as propostas de
alteração da Lei de Execução Penal elaboradas pela Coordenação de
Acompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal da Ordem dos
Advogados do Brasil e promova Audiência Pública com participação desta
Coordenação.
b. Encaminhar o Relatório elaborado pela
Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal
da Ordem dos Advogados do Brasil referente ao Projeto de Lei do Senado
513/2013 à Comissão de Juristas que elaborou o anteprojeto do PLS, ao
Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Assuntos
Legislativos, com o propósito de discutir o tema em caráter prioritário
e, no que for possível, construir consensos antes do envio ao Congresso
Nacional.
c. Criar no âmbito da Coordenação de Acompanhamento do
Sistema Carcerário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil,
e em conjunto com o Conselho Nacional dos Secretários de Estado da
Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária –
CONSEJ, em continuação a Carta de Conclusões da Reunião OAB/CONSEJ de
25.02.2014, três projetos temáticos, com indicadores e metas a serem
atingidas em 12 meses para reduzir o grande encarceramento no Brasil,
elegendo-se duas áreas prioritárias – mulheres e saúde mental,
intitulados: c.1. “Desencarceramento das Mulheres”; c.2. “Retirada do
sistema penal das pessoas com medida de segurança e transferência para a
Rede de Saúde Mental”; c.3. “Inclusão Social dos Desencarcerados e
Desinternados”;
d. Desenvolver os três projetos em parceria com
os Gestores da Administração Penitenciária, e em 30 dias elaborar e
divulgar o plano de trabalho e a metodologia de transparência
carcerária, com o uso de ferramentas de inteligência capazes de suportar
o processo de decisão gerencial e articulada para o desencarceramento
de mulheres, em especial grávidas e com filhos, e a desinternação das
pessoas sujeitas a medida de segurança.
e. Elaborar o projeto de
inclusão social efetiva dos desencarcerados e desinternados, em parceria
com outras áreas, principalmente para aquelas pessoas que necessitam
muito mais de tratamento de saúde mental do que de tratamento penal (é o
caso dos usuários/dependentes de drogas encarcerados), envolvendo as
áreas de assistência, educação, saúde, trabalho, monitoramento
eletrônico como fase de transição, quando necessário e outras.
f.
Convidar os atores responsáveis pela execução penal a participar dos
projetos, envolvendo a Defensoria Pública, Ministério Público, Poder
Judiciário, Conselhos, Universidades e Sociedade Civil, bem como,
organizar visitas bimestrais nos presídios para conhecer a realidade
prisional e engajar o apoio dos segmentos da sociedade, principalmente,
da área de extensão universitária.
5. Conclusão
É preciso
reavaliar as decisões políticas que nos levaram a mais de 600 mil presos
e aproveitar a Reforma da Lei de Execução Penal para repensar a
Execução Penal no Brasil. Mais do que uma alteração legislativa,
necessitamos de mudanças nas políticas criminais e penitenciárias, na
atuação do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e
Defensoria Pública, que contribuem, por ação ou omissão, para a
manutenção no cárcere pessoas que jamais deveriam lá estar.
Vtória – ES, 25 de julho de 2014, no 30º ano da Lei 7.210/1984
Comentários de leitores
Propostas ficam na mesmice de sempre
daniel (Outros - Administrativa)
propostas
ficam na mesmice de sempre. Ora, para não prender basta que o crime de
furto de até um salário mínimo seja ação penal condicionada à
representação da vítima.
As propostas do texto da OAB acaba por "manter presos", pois quanto mais melhor, pois mais honorários e mais verba.
As propostas do texto da OAB acaba por "manter presos", pois quanto mais melhor, pois mais honorários e mais verba.
Essa opinião não me representa!
BATTILANI (Advogado Sócio de Escritório)
Lamentavelmente NÃO estamos em uma democracia!
A começar pela "eleição" INDIRETA do Presidente/Conselho Federal da OAB!
Eis a maior falácia: "Num regime democrático, a prisão deve ser exceção, não regra."
Pelo contrário! Em um país democrático, os crimes devem ser punidos! A liberdade é para o cidadão de bem! Todos os que rotineiramente frequentam esse site sabem que para o cidadão ir preso neste País deve fazer MUITA, MAS MUITA COISA ERRADA! Lendo esse texto, parece, ao leitor eventualmente desavisado ou aos neófitos, que nossas prisões estão cheias de jovens que cometeram um primeiro "erro", "um escorregão", pequenos delitos, "ladrões de galinha". ISSO NÃO É VERDADE!
Essa agenda é PERIGOSA e serve a propósitos ainda ocultos: quando vierem a tona será tarde demais!
É lamentável que ao invés de se empenhar em ações visando a diminuição da criminalidade, como por exemplo, buscar aperfeiçoar a legislação e as instituições para que se consiga a verdadeira punição dos CORRUPTOS que sangram DIUTURNAMENTE os cofres públicos acabando com preciosos recursos que certamente impediriam o início da maioria das carreiras criminosas, o Conselho Federal se preocupe em colocar nas ruas quem deve ficar segregado, ao menos para o bem temporário da sociedade!
A começar pela "eleição" INDIRETA do Presidente/Conselho Federal da OAB!
Eis a maior falácia: "Num regime democrático, a prisão deve ser exceção, não regra."
Pelo contrário! Em um país democrático, os crimes devem ser punidos! A liberdade é para o cidadão de bem! Todos os que rotineiramente frequentam esse site sabem que para o cidadão ir preso neste País deve fazer MUITA, MAS MUITA COISA ERRADA! Lendo esse texto, parece, ao leitor eventualmente desavisado ou aos neófitos, que nossas prisões estão cheias de jovens que cometeram um primeiro "erro", "um escorregão", pequenos delitos, "ladrões de galinha". ISSO NÃO É VERDADE!
Essa agenda é PERIGOSA e serve a propósitos ainda ocultos: quando vierem a tona será tarde demais!
É lamentável que ao invés de se empenhar em ações visando a diminuição da criminalidade, como por exemplo, buscar aperfeiçoar a legislação e as instituições para que se consiga a verdadeira punição dos CORRUPTOS que sangram DIUTURNAMENTE os cofres públicos acabando com preciosos recursos que certamente impediriam o início da maioria das carreiras criminosas, o Conselho Federal se preocupe em colocar nas ruas quem deve ficar segregado, ao menos para o bem temporário da sociedade!
ESTOU DE PLENO ACORDO COM ESTE COMENTÁRIO ACIMA.
ROBERTO HORTA ADV EM BH
Seleção de presos pela violência do crime
Hiran Carvalho (Advogado Autônomo)
Este
é País dos paradoxos, com as cadeias cheias de réus não perigosos,
enquanto autores de homicídios qualificados, latrocínios, roubos,
sequestros e estupros andam livres, ou em semiabertos, com direito a
inúmeros recursos, inclusive ao STJ e STF, aterrorizando a população São
50 mil homicídios por ano e 15 mulheres assassinadas todos os dias,
índices entre os maiores do mundo.
No entanto, lendo o nosso Código Penal e legislações extravagantes, vêm-se penas de prisão para todo e qualquer deslize do cidadão Por isso não se pode surpreender que as cadeias estejam superlotadas. Na verdade, a Carta Magna, dá indicativos à legislação para solucionar o problema das cadeias superlotadas: Basta aplicar penas alternativas para os réus não violentos, deixando a prisão celular somente para os violentos e/ou perigosos.
No entanto, lendo o nosso Código Penal e legislações extravagantes, vêm-se penas de prisão para todo e qualquer deslize do cidadão Por isso não se pode surpreender que as cadeias estejam superlotadas. Na verdade, a Carta Magna, dá indicativos à legislação para solucionar o problema das cadeias superlotadas: Basta aplicar penas alternativas para os réus não violentos, deixando a prisão celular somente para os violentos e/ou perigosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário