
A
formação do profissional do direito exige não apenas o domínio da
técnica jurídica mas também sólida e ampla formação cultural. É por meio
dos bons livros que ampliamos o nosso vocabulário, lapidamos a nossa
escrita e expandimos os nossos horizontes. Papel semelhante cumprem os
filmes, que nos transportam, por meio da linguagem cinematográfica, para
diferentes realidades, culturas, situações, momentos históricos, sonhos
etc.
Para aguçá-los ainda mais nessa seara, apresento algumas
dicas de filmes que trazem temáticas e reflexões importantes para o
Direito e para a vida. Assistam de acordo com o interesse e
disponibilidade. Muitas vezes a compreensão de um tema complexo é
facilitada quando ele nos é apresentado por meio de outras formas de
linguagem, como a cinematográfica, a poética, a fotográfica e a
literária. Aliemos, portanto, lazer e formação cultural. Bons filmes e
boas leituras!
Filmes
A CONDENAÇÃO
Dirigido
por Tony Goldwyn. EUA, 2011, 107 min. (Tema: Betty Anne (Hilary Swank) e
Kenny (Sam Rockwell) são irmãos muito unidos desde a infância. Já
adultos, Kenny passa a ser perseguido pela polícia local por já ter
ficha suja. Desta forma sempre que há algum crime acontecendo na cidade
ele é detido para averiguações, mesmo que não haja o menor indício de
sua participação. A situação se complica quando ele é preso ao ser
acusado de ter cometido o assassinato de uma jovem. O caso vai a
tribunal e, com vários depoimentos contra si, Kenny é condenado à prisão
perpétua. Betty Anne sempre acreditou em sua inocência e jamais se
conformou com a sentença, buscando meios de recorrer. Sem dinheiro para
pagar um advogado de renome, ela decide voltar a estudar para se formar
em Direito. O projeto leva anos até ser concluído, de forma que possa
assumir ela mesma a defesa do irmão em uma tentativa de recorrer da
pena).
A FIRMA (The Firm)
Direção de Sydney
Pollack. 1993. EUA. 154 min. (Tema: suspense, baseado na obra homônima,
de autoria de John Grisham, mostra o lado obscuro de uma grande firma de
advocacia que lava dinheiro da máfia. Ela atrai jovens advogados, com
altos salários, carros, casas e quando eles percebem já estão envolvidos
nos negócios ilícitos. Importante discussão sobre ética na advocacia).
AMISTAD
Dirigido
por Steven Spielberg. EUA, 1997, 155 min. (Tema: Após uma rebelião, um
navio negreiro é tomado por seus escravos. Capturados, param em terras
norte-americanas, onde geram uma enorme discussão sobre posse, abolição e
liberdade. Indicado à 4 Oscar).
A QUALQUER PREÇO (A Civil Action)
Dirigido
por Steven Zaillian. EUA, 1998, 145 min. (Tema: Jan Schlittman (John
Travolta) é um advogado que, junto com seus sócios, não procura vencer
causas mas sim entrar em lucrativos acordos financeiros. Mas tudo muda
quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram
em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água
que abastece Woburn, Massachusetts. O caso se prolonga, fazendo a firma
ficar em sérias dificuldades financeiras, tanto que os sócios de
Schlittman o abandonam enquanto ele marcha para o suicídio financeiro e
profissional).
A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA (The revolution will not be televised)
Documentário.
2003. Irlanda. (Tema: Filmado e dirigido pelos irlandeses Kim Bartley e
Donnacha O’Briain, apresenta sob ângulos diversos ao da grande
imprensas os acontecimentos do golpe contra o governo do presidente Hugo
Chávez, em abril de 2002, na Venezuela).
A SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Direção
de Peter Weir. 1989. EUA. 128min. (Tema: Educação. Clássico do cinema,
desnuda, dentre outras coisas, o papel emancipatório ou castrador que
pode ter a educação).
A VIDA DE DAVID GALE (The Life of David Gale)
Direção
de Alan Parker. 140 min - 2003 - Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra.
(Tema: Drama policial. Advogado e ativista contra a pena de morte,
vivido por Kevin Spacey, é preso, acusado de estuprar e assassinar uma
colega. No corredor da morte, ele pede que uma jovem jornalista faça e
publique sua última entrevista).
A VILA
Direção de
M. Night Shyamalan. EUA, 2004. 108 min. (Tema: temática atual, pois
mostra o papel do medo como elemento de controle social. Importante para
se pensar o mundo após os atentados de 11 de setembro, bem como o
discurso hegemônico da insegurança pública como justificativa para a
desumanização do direito penal).
AMÉM
Direção de
Costa [Konstantinos] Gavras. França/Alemanha/Romênia/EUA: [S. n.], 2002.
130min. (Tema: o que fazer quando se sabe que se sabe?
Responsabilidade. Nazismo).
ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO
Direção de Peter Cohen. Alemanha, 1989/1992. 121min. (Tema: é considerado um dos melhores documentários sobre o nazismo).
AS DUAS FACES DE UM CRIME
Dirigido
por Gregory Hoblit. EUA, 1996, 129 min. (Tema: Em Chicago, um arcebispo
(Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião
pública e tudo indica que o assassino um jovem de 19 anos (Edward
Norton), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No
entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado
bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um
motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível
necessidade de vencer).
BICHO DE SETE CABEÇAS
Direção
de Laís Bodanzky. Brasil, 2001. 80min. (Tema: baseado no livro “Canto
dos Malditos”, de Austregésilo Carrano Bueno, é um símbolo da luta
antimanicomial no Brasil).
CAPITALISMO
Direção de
Michael Moore. EUA, 2009, 120min. (Tema: Documentário dirigido pelo
polêmico cineasta americano, que mostra aspectos do capitalismo
geralmente camuflados).
CIDADE DE DEUS
Direção de
Fernando Meirelles. Brasil, 2002, 135min. (Tema: possibilita, entre
outras riquíssimas discussões, uma abordagem sobre a questão do monismo
jurídico e do pluralismo).
CÓDIGO DE CONDUTA
Dirigido
por F. Gary Gray. EUA, 2009, 109 min. (Tema: Clyde Shelton (Gerard
Butler) é um dedicado pai de família que testemunha o assassinato de sua
esposa e filha. Um dos culpados pelo crime pega uma pena de apenas 5
anos graças a um acordo costurado pelo promotor Nick Rice (Jamie Foxx),
que acredita que é melhor ter alguma justiça do que a chance de não
obter alguma. Dez anos depois, o assassino é encontrado morto. Mesmo sem
ter provas suficientes contra si, Clyde é preso pelo ocorrido. Seu
grande objetivo é denunciar a incoerência do sistema judicial, que
permite que assassinos sejam libertados ou obtenham penas brandas, nem
que para tanto precise eliminar todos os envolvidos. Só que Nick
enfrenta um problema: apesar de estar na cadeia, Clyde aparenta sempre
estar um passo a frente de todos).
COP LAND
Dirigido
por James Mangold. EUA, 1997, 104 min. (Tema: Em virtude do seu modo
gentil, um homem meio surdo (Sylvester Stallone) que nunca conseguiu ser
um policial em Nova York, foi eleito xerife de um pequeno vilarejo em
Nova Jersey, onde moram vários policiais. É lá que o pacato guardião da
lei vai tomando consciência da rede de corrupção e assassinato que
envolve alguns dos mais sérios moradores da região).
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Direção
de Sidney Lumet. EUA, 1957. 96 min. (Tema: dentre outras coisas,
importante para perceber a importância da hermenêutica jurídica, da
argumentação e da persuasão).
ERIN BROKOVICH - Uma Mulher de Talento
Direção
de Steven Soderbergh. EUA, 2000, 131 min. (Tema: Erin Brockovich - Uma
mulher de talento é um filme do estados unidos da América realizado no
ano 2000, realizado por Steven Soderbergh).
ESTAÇÃO CARANDIRU
Direção
de Hector Babenco. Brasil, 2002, 146min. (Tema: Baseado no livro do
médico Dráuzio Varella, este filme retrata o cotidiano naquele que foi
até recentemente, antes de ser desativado, o maior presídio do país: o
Carandiru. Permite importantes reflexões acerca do sistema prisional
brasileiro.
FILADÉLFIA
Direção de Jonathan Demme.
EUA, 1993, 125 min. (Tema: o jovem e talentoso advogado Andrew Beckett
trabalha em um tradicional escritório de advocacia da Filadélfia. No
entanto, a sua brilhante carreira é interrompida por uma armação feita
para fazer com que parecesse incompetente, quando, na verdade, o
demitiram ao descobrir que era portador do vírus HIV, contraído em uma
relação homossexual. Beckett passa a lutar incessantemente por justiça;
depois de tentar outras opções, acaba contratando um polêmico advogado
para processar a firma que o demitiu).
GERMINAL
Direção
de Claude Berri. Estados Unidos: [S. n.], 1993. 160min. (Tema: baseado
na obra homônima de ZOLA, mostra o cotidiano dos trabalhadores de uma
mina de carvão e a luta contra a exploração).
HOTEL RUANDA
Direção
Terry George. Ital, Afr.Sul, EUA. 2003, 117min. (Tema: Mostra a
ditadura e a guerra civil em Ruanda. Conflitos tribais que mataram em
cem dias quase um milhão de pessoas da etnia tutsis. Enquanto todos
fechavam os olhos, a coragem de um homem fez a diferença, salvando a
vida de mais de mil pessoas).
ILHA DAS FLORES
Direção
de Jorge Furtado. Narração: Paulo José. Porto Alegre: [S. n.], 1989.
13min. (Tema: documentário filmado na periferia de Porto Alegre no final
dos anos 80, que mostra com bastante clareza algumas das graves
consequências advindas do capitalismo).
JOGADA DE GÊNIO
Dirigido
por Marc Abraham. EUA e Canadá, 2008, 120 min. (Tema: O processo
judicial movido pelo engenheiro e professor universitário de Detroit
contra a Ford pelo roubo de um invento de sua autoria nos anos 60 é
relatado no filme “Jogada de Gênio”, dirigido por Marc Abraham,
revelando a mentira, a chantagem e o suborno por parte do monopólio
americano, e a determinação do homem que não sossegou enquanto não
colocou os ladrões no banco dos réus).
JUÍZO
Direção
de Maria Augusta Ramos. Brasil, 2007, 90min. (Tema: da mesma diretora
do documentário Justiça, Juízo retrata o julgamento de adolescentes em
conflito com a lei).
JULGAMENTO EM NUREMBERG
Direção
e produção de Stanley Kramer. Inglaterra/Alemanha: United
Artists/Roxion, 1961. 187min. (Tema: possibilita uma rica discussão
sobre o positivismo jurídico e as suas perigosas consequências).
JUSTA CAUSA
Dirigido
por Arne Glimcher. EUA, 1994, 105 min. (Tema: Um conceituado professor
de Harvard (Sean Connery), que não advoga há 25 anos e é contra a pena
de morte, é convencido, após uma relutância inicial, em tentar obter
provas que provem a inocência de um jovem negro, que está no corredor da
morte acusado de ter estuprado e assassinado de forma extremamente
brutal uma jovem. À medida que ele investiga uma série de revelações
surpreendentes vem à tona).
JUSTIÇA
Direção de
Maria Augusta Ramos. Brasil, 2004, 100min. (Tema: mostra, sob as
perspectivas de seus diversos atores, o cotidiano do Poder Judiciário do
Rio de Janeiro).
JUSTIÇA PARA TODOS (And Justice for All)
Dirigido
por Norman Jewison. EUA, 1979, 114 min. (Tema: Arthur Kirkland (Al
Pacino) é um advogado idealista que já teve vários desentendimentos
(inclusive já foi preso por desacato) com Fleming (John Forsythe), um
inflexível juiz. Arthur recebe com surpresa a notícia de que o
magistrado foi preso, acusado de estupro, e ironicamente Fleming quer
ser defendido por ele, pois como todos sabem da rivalidade que existe
entre os dois Kirkland só o defenderia se tivesse certeza da sua
inocência. Em retribuição, Fleming promete rever um caso no qual Arthur
tenta pôr em liberdade um cliente inocente (Thomas G. Waites), que está
preso há dezoito meses).
JUSTIÇA VERMELHA
Dirigido
por Jon Avnet. EUA, 1997, 122 min. (Tema: Jack Moore (Richard Gere) é um
advogado americano que vai à China para fechar um meganegócio, mas uma
noite conhece uma chinesa com quem se envolve. Na manhã seguinte, é
acordado por soldados que invadem seu quarto e o prendem pelo
assassinato da mulher que passou a noite com ele. Além de existirem
vários indícios que o incriminam, ele se depara com um sistema legal que
não respeita os direitos civis. Como não pode ter um advogado
estrangeiro, o estado indica Shen Yuelin (Ling Bai), uma jovem advogada
chinesa que nunca conversou com ele antes de entrar no tribunal nem
acredita que ele seja inocente, apesar dele alegar inocência o tempo
todo).
LARANJA MECÂNICA
Direção de Stanley Kubrick.
Inglaterra: [S. n.], 1971. 138min. (Tema: clássico do cinema; permite
analisar questões importantes sobre criminologia e direito penal).
MAR ADENTRO
Direção
de Alejandro Amenábar. Espanha/França/Itália: 20th Century Fox, 2004.
125min. (Tema: importante discussão sobre a eutanásia, tema candente no
direito contemporâneo).
O ADVOGADO DO DIABO
Direção
de Taylor Hackford. Edição de Mark Warner. Alemanha/Estados Unidos:
Warner Bross, 1997. 144min. (Tema: ética na advocacia).
O ADVOGADO DOS 5 CRIMES
Dirigido
por Rowdy Herrington. EUA, 1998. 201 min. (Tema: Advogado (Cuba Gooding
Jr.) perde sua licença devido um ataque de consciência em pleno
tribunal, e resolve escrever um livro. Pega emprestado um volume inédito
com um conhecido, em busca de inspiração, mas quando vai devolvê-lo
encontra o autor morto. Decide publicar o livro como sendo seu e faz
sucesso imediato. Mas a situação se complica quando um detetive descobre
que os crimes relatados no livro são reais).
O CASO DOS IRMÃOS NAVES
Direção
de Luís Sérgio Person. Brasil, 1967. 92 min. (Tema: os irmãos Naves
foram condenador por um homicídio que não cometeram. Baseado em fatos
reais, retrata um dos principais casos de erro judiciário da história
brasileira).
O DIABO NO BANCO DOS RÉUS
Dirigido por
Timothy A. Chey. EUA, 2011, 108 min. (Tema: Uma batalha espiritual que
se passa em um tribunal, O diabo no banco dos réus é um thriller
jurídico de alto conceito, deixará você sem fôlego e vibrando. Por um
canal de televisão, o mundo inteiro assiste ao julgamento do século,
para ver quem sairá vitorioso. De um lado, Luke O’Brien (Bart Bronsen),
um vendedor desanimado que virou estudante de Direito e resolve
processar, em 8 trilhões de dólares, o responsável por tudo de ruim que
lhe aconteceu. Do outro, o próprio Satanás, que, para se defender, além
de aparecer em carne e osso no último dia antes de Luke marcar um
julgamento à revelia, tem em sua equipe jurídica os dez melhores
advogados do país).
O JARDINEIRO FIEL (The Constant Gardener)
Direção
de Fernando Meirelles. EUA/REINO UNIDO, 2005. 128min. (Tema: indústria
farmacêutica utiliza a população pobre do Quênia como cobaia para testes
de novos medicamentos).
O JÚRI (Runaway Jury)
Dirigido
e produzido por Gary Fleder. 127 min. É um filme de 2003, baseado no
livro The Runaway Jury, de John Grisham. (Tema: O Júri é o chamado
"filme de tribunal", mas sob um ângulo diferente. Talvez até inédito no
cinema. Ele mostra as maracutaias que acontecem nos bastidores de um
grande julgamento, durante o processo de escolha dos 12 jurados que
darão o veredicto sobre o caso).
O HOMEM QUE FAZIA CHOVER
Dirigido
por Francis Ford Coppola. EUA, 1997, 134 min. (Tema: Um jovem advogado
desempregado (Matt Damon) é a única esperança de um casal que não
consegue obter de uma companhia de seguros dinheiro para a cirurgia do
filho, que tem leucemia e precisa de um transplante de medula óssea para
salvar sua vida. Enquanto o advogado trabalha em seu primeiro caso se
apaixona por uma mulher casada (Claire Danes), cujo marido a atacou
várias vezes, inclusive com um taco de baseball).
O LEITOR
Dirigido
por Stephen Daldry. EUA, 2008, 123 min. (Tema: Na Alemanha pós-2ª
Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por
acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de
sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem
uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece
misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado
estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de
adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de
guerra cometidos pelos nazistas).
O MERCADOR DE VENEZA
Direção de Michael Radford. EUA/Itália/Luxemburgo/Inglaterra:
Sony, 2004. 130min. (Tema: baseado na obra homônima de Shakespeare,
permite vários recortes interessantes, que vão desde o antissemitismo
até os limites de uma decisão judicial).
O PODER E A LEI
Direção
de Brad Furman. EUA, 2011, 118 min. (Tema: Mickey Haller é um advogado
diferente: seu escritório se resume ao banco traseiro de um sedã
Lincoln. Diariamente, ele roda pelos tribunais de Los Angeles defendendo
pequenas causas. Quando é escolhido para defender um jovem playboy de
Beverly Hills, o advogado acredita que está diante do caso mais fácil – e
rentável – de sua carreira... Mas a morte de alguém muito próximo o
leva a se defrontar com o mal em sua forma mais assustadora).
O PROCESSO
Direção
de Orson Welles. França/Alemanha/Itália: Continental, 1962. 119min.
(Tema: baseado no livro de Franz Kafka é um marco na conexão entre
direito, literatura e cinema).
RISCO DUPLO (Double Jeopardy)
Direção
de Bruce Beresford. Alemanha/Canadá/EUA: Paramount, 1999. 105min.
(Tema: o marido simula o próprio assassinato para incriminar a esposa e
ficar com o seguro de vida. Pode a mulher, depois que sair da prisão,
matá-lo sem ser mais punida, eis que já cumpriu a pena pelo seu
assassinato?).
SACCO E VANZETTI
Dirigido por
Giuliano Montaldo. França e Itália, 1971, 113 min. (Tema: Boston, início
dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti
(Gian Maria Volonté) são dois imigrantes italianos, sendo o primeiro um
sapateiro e o outro um peixeiro, que são detidos pela polícia. Ninguém
negava que eram anarquistas, na verdade eles mesmo admitiam, pois
acreditavam que era a única forma de o homem ser explorado pelo homem.
Porém era duvidoso que Sacco e Vanzetti fossem culpados de um
assassinato, que aconteceu em 15 de abril de 1920. O julgamento deles
deixou de ser algo baseado na justiça e sim na política, pois deviam ser
condenados por serem estrangeiros e seguirem uma doutrina política que
se opunha ao conservadorismo, que tinha as rédeas do poder nos Estados
Unidos).
SESSÃO ESPECIAL DE JUSTIÇA
Dirigido por
Costa-Gavras. França, Itália e Alemanha, 1975, 118 min. (Tema: Baseado
em uma história real, o filme se passa na Segunda Guerra Mundial, na
França, mas traças paralelos com o cenário político contemporâneo ao
filme. Um jovem oficial militar alemão é morto durante a ocupação
parisiense. Quatro jovens franceses idealistas são presos e torturados
como uma forma de mostrar as forças do regime político totalitário).
TERRA FRIA
Direção
de Niki Caro. Roteiro de Michael Seitzman, baseado em livro de Clara
Bingham e Laura Leedy. Estados Unidos: Warner Bros, 2005. 126min. (Tema:
discute machismo, assédio sexual e violência contra a mulher, temas,
infelizmente, ainda recorrentes em nossa sociedade).
TEMPO DE MATAR
Dirigido
por Joel Schumacher. EUA, 1996, 149 min. (Tema: Em Canton, no
Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez
anos. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para
terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L.
Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na
frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente
um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de
pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que
não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o
duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro).
TIROS EM COLUMBINE
Direção
de Michael Moore. (Neste documentário Moore retrata a questão da venda
de arma nos EUA a partir do trágico massacre de estudantes em Columbine,
em 1999. Discussão atual no Brasil, principalmente depois do chamado
”massacre de Realengo”).
ÚLTIMA PARADA 174
Direção
de Bruno Barreto. Brasil, 2008. 110min. (Tema: conta a história de
Sandro, morto pela Polícia quando sequestrou o famoso ônibus 174, no Rio
de Janeiro. Mostra a história por outro ângulo, contando a história de
Sandro desde o nascimento até o fatídico dia. Proporciona reflexões
importantes na seara da criminologia, do combate à violência e do
direito penal).
UM CRIME DE MESTRE
Dirigido por
Gregory Hoblit. EUA , Alemanha, 2007, 113 min. (Tema: Willy Beachum
(Ryan Gosling) é um jovem e ambicioso promotor público, que está no
melhor momento de sua vida profissional. Ele tem 97% de vitória nos
casos em que atuou e está prestes a assumir um cargo na famosa agência
Wooton Sims. Porém, antes de deixar o cargo de promotor ele tem um
último desafio pela frente: Ted Crawford (Anthony Hopkins). Após
descobrir que sua esposa o estava traindo, Ted a matou com um tiro na
cabeça. Parecia um caso simples, já que era um crime premeditado e com
uma confissão clara, mas Ted cria um labirinto complexo em torno do caso
de forma a tentar sua absolvição).
UM CRIME PERFEITO
Dirigido
por Andrew Davis. EUA, 1998, 108 min. (Tema: Emily Bradford Taylor
(Gwyneth Paltrow), a dona de uma fortuna de 100 milhões de dólares,
casada com Steven Taylor (Michael Douglas), um rico homem de negócios
que atravessa uma gravíssima crise financeira que pode arruiná-lo. No
entanto, Emily está apaixonada por David Shaw (Viggo Mortensen), um
pintor conhecido do casal. Um dia, Steven vai no apartamento de David
para ver seus quadros e lhe diz que sabe que sua mulher está tendo um
caso com ele e também que ele aprendeu pintura quando cumpria sua
segunda sentença na prisão. Além disto, Steven sabe que David já esteve
se aproveitando de outras mulheres ricas, mas mesmo assim lhe faz uma
proposta: oferece ao pintor 500 mil dólares para ele sumir, mas antes
tem de matar Emily, fazendo com que pareça um acidente. Apesar da
proposta ser bem incomum, David concorda em fazer o serviço).
V DE VINGANÇA
Dirigido
por James McTeigue. EUA, 2005, 132 min. (Tema: Em uma realidade
alternativa, a Alemanha nazista venceu a Segunda Guerra. Um vigilante
passa suas noites tentando libertar a Inglaterra, combatendo a "Nórdica
Chama").
12 HOMENS E UMA SENTENÇA
Dirigido por
Sidney Lumet. EUA, 1957, 95 min. (Tema: Um jovem porto-riquenho é
acusado do brutal crime de ter matado o próprio pai. Quando ele vai a
julgamento, doze jurados se reúnem para decidir a sentença, levando em
conta que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o
contrário. Onze dos jurados têm plena certeza de que ele é culpado, e
votam pela condenação, mas um jurado acha que é melhor investigar mais
para que a sentença seja correta. Para isso ele terá que enfrentar
diferentes interpretações dos fatos, e a má vontade dos outros jurados,
que só querem ir logo para suas casas).
72 HORAS
Dirigido
por Paul Haggis. França e EUA, 2010, 123 min. (Tema: John Brennan
(Russell Crowe) é um professor universitário que leva uma vida perfeita,
até sua esposa Lara (Elizabeth Banks) ser acusada de ter cometido um
crime brutal. Ela jura que não é a autora do crime. Após três anos de
recursos judiciais sem sucesso, John percebe que o único meio de ter sua
esposa de volta será tirando-a da prisão. Ele tem apenas 72 horas para
elaborar o plano e executá-lo).