Redes sociais: saiba como usá-las a favor do seu escritório
As tecnologias se modernizam a todo
instante: isso tem impacto direto nas relações pessoais, mas também,
evidentemente, nos artifícios e conexões profissionais. As ferramentas
usadas para a comunicação interpessoal alcançaram um novo parâmetro com o
acesso cada vez mais popular da Internet, o que fez com que corporações
e profissionais dos mais diversos ramos passassem a aproveitar toda a
potencialidade da rede mundial de computadores para divulgar seus
serviços e produtos, além de estreitar laços comerciais e favorecer o
networking.
No nosso último artigo,
conferimos sobre a grande importância da presença digital para os
escritórios de advocacia. No post de hoje, vamos tratar de uma das
ferramentas fundamentais para promover a interação com o público e
consolidar a marca de um negócio na web: as mídias sociais. Acompanhe e
descubra como usar estas redes como verdadeiras aliadas do seu
escritório!
Aproveitando os benefícios da Internet
Com o campo jurídico,
não foi diferente – a Internet chegou para oferecer vários benefícios,
desde a otimização da pesquisa de jurisprudência e busca de artigos
científicos de teor jurídico em revistas virtuais especializadas, a
utilização de e-mails para conversar rapidamente com clientes e
tribunais até algumas vantagens ainda em fase de instalação e teste,
como o processo eletrônico. Muita gente da área, no entanto, ainda não
consegue nem visualizar todo o potencial a ser usufruído.
É neste contexto que as redes sociais,
como Facebook, Orkut, Twitter e LinkedIn, por exemplo, se inserem como
mais um recurso importante que, se aproveitado da forma correta, atua
como um eficiente canal de informação, comunicação e marketing direto
(ou indireto) com as pessoas. Você sabe usar as redes sociais a favor de
seu escritório?
Descobrindo o que as redes sociais têm a oferecer
A primeira coisa a ser feita é tentar
descobrir onde está o seu público-alvo, ou seja, em quais das redes
sociais os parceiros e os clientes em potencial do
seu escritório estão mais atuantes. Também é muito conveniente que você
goste do ambiente virtual onde vai interagir com as pessoas e esteja
familiarizado com as funcionalidades e ações dentro da rede social. É
importante não demorar, desta forma, para aprender as utilidades que uma
rede social específica proporciona.
O Facebook, por exemplo, é interessante
porque oferece muito potencial de interação entre os usuários, além de
permitir o uso de textos, imagens e vídeos. No Orkut, rede social que
perdeu em inscritos, mas permanece em operações, as comunidades são mais
dinâmicas para discussões e trocas de informações. O LinkedIn é muito
voltado para o networking amplo e a divulgação de currículos, e o
Google+ oferece estratégias interessantes, como os Hangouts, que se
tratam de videoconferências que podem ser feitas ao vivo com diversas
pessoas, gravadas e depois enviadas por e-mail ou pelo Youtube.
Potencializando o uso das redes sociais
Após definir as redes sociais de que se
vai participar (lembrando que é importante optar por aquelas nas quais
parceiros e público-alvo mais marcam presença), chegou a hora de
estabelecer o tipo de conteúdo a ser publicado em nome de seu
escritório. Uma estratégia de conteúdo é importantíssima para promover o
engajamento dos usuários e definir o negócio como autoridade em
determinado assunto. Neste sentido, vale não reproduzir simplesmente os
materiais encontrados em outros locais na Internet, mas procurar criar
algo original e relevante para as pessoas com quem se vai interagir.
Com este intuito de oferecer informações
que sejam realmente valiosas para seu público, pesquise quais são suas
dúvidas e problemas mais pertinentes e ofereça soluções que sejam
criativas, informativas e esclarecedoras. No entanto, não exagere nas
opiniões pessoais e procure fugir de posicionamentos que possam gerar
controvérsias e polêmicas. Relacione-se atentamente com os usuários e
responda as questões e dúvidas que forem publicadas em sua página da
forma mais completa e rápida possível. De fato, de nada adianta marcar
presença em inúmeras mídias sociais se não houver dedicação, feedback
e cuidado com a interação, deixando o espaço virtual “às moscas”: é
importante manter uma periodicidade de postagem de conteúdo, além de
responder sempre às diversas interações do público, ainda que sejam
negativas.
Atualmente, as redes sociais são um
importante suporte para fazer com que seu escritório e suas atividades
se tornem muito mais conhecidos e respeitados. Do mesmo modo que seus
futuros clientes estão espalhados por aí no mundo real, também estão
camuflados no mundo virtual. Através das redes sociais, eles podem ser
facilmente contatados – você já parou para pensar sobre isso?
Diante do advento inegável da web e sua
presença cada vez mais determinante no meio corporativo, empresas de
todos os segmentos têm se reinventado para tornarem-se autoridades nas
redes sociais, construindo uma boa reputação e prospectando novos
clientes. E você, o que está esperando para inserir seu escritório de advocacia nesta realidade?
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